Quem somos

A Fundação Gerações é uma entidade da sociedade civil que nasceu em 2008 com uma missão claramente estadista, dedicada a fomentar projetos e processos que fortaleçam a sociedade gaúcha. Para isso, desenvolve e apoia ações de fortalecimento e qualificação das organizações sociais no Rio Grande do Sul e investe conhecimento, recursos e reúne atores para formar novas gerações de líderes para toda a sociedade.

A instituição é responsável pela gestão do Fundo Gerações, o primeiro Fundo Permanente de Sustentabilidade criado no Rio Grande do Sul está vinculada ao Programa de Apoio à Inclusão e Promoção Social (PAIPS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, mais conhecido como Lei da Solidariedade. O Programa prevê a destinação de 5% do valor total de cada projeto aprovado por entidades sociais no PAIPS à constituição de fundos financeiros permanentes para sustentabilidade das organizações do terceiro setor. A lei orienta que os fundos tenham caráter permanente, mantendo-se indisponíveis os valores aportados na sua constituição.

Por isso, a Fundação Gerações constrói, ao longo de uma década, o Fundo Gerações, instrumento fundamental para emular, no futuro, a poupança nas entidades sociais, conforme previsto na lei. Enquanto constitui o capital necessário para formar um fundo de endowment, nos moldes das grandes fundações internacionais.