Modo de Operação

O Fundo Gerações é um fundo permanente inspirado nos endowments. É um modelo financeiro reconhecido internacionalmente pela sua eficiência como políticas de sustentabilidade para as organizações da sociedade civil.

O Fundo Gerações recebe recursos direcionados pelas empresas que financiam projetos de assistência social no Rio Grande do Sul com apoio da Lei da Solidariedade. Parte da contrapartida dos investidores – 5% – são destinados para o Fundo Gerações. O valor principal dessa poupança é preservado e somente os rendimentos que resultam da aplicação financeira podem ser utilizados para o financiamento de projetos da Fundação Gerações.

Seguindo as orientações da legislação que regulamenta a criação do Fundo Gerações e do conselho curador da instituição, optou-se por um modelo de aplicação financeira de baixo risco. Desde a sua criação, os recursos do Fundo Gerações estão aplicados no Banco do Estado do Rio Grande do Sul, em instrumentos de renda fixa.