Conheça a Fundação Gerações

A Fundação Gerações é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos criada em 2008 com a missão de fomentar ações voltadas à qualificação das entidades do terceiro setor no Rio Grande do Sul através do Fundo Gerações. A instituição tem o apoio do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção Social (PAIPS), mais conhecido como Lei da Solidariedade, que prevê a destinação de 5% do valor total de cada projeto aprovado por entidades sociais junto ao programa para a constituição de fundos financeiros permanentes para sustentabilidade das organizações. A lei prevê que os fundos tenham caráter permanente, mantendo-se indisponíveis os valores utilizados para sua constituição e outros recursos que lhe venham a ser destinados, sendo sua utilização restrita somente aos resultados financeiros obtidos com a respectiva aplicação.

A proposta dos fundos permanentes, ou endowments, é proporcionar maior estabilidade financeira das instituições do terceiro setor a longo prazo. A lógica desse modelo de fundo é semelhante à da poupança, cujo poupador disciplinado primeiro se impõe no desafio de conquistar um determinado valor que lhe garanta maior segurança financeira e que, num segundo momento, busca se beneficiar dos rendimentos para contribuir na sua sobrevivência. O montante principal dos recursos levantados é preservado e protegido, enquanto seus rendimentos são utilizados para a manutenção de seus projetos.

Seguindo as orientações da legislação que regulamenta a criação do Fundo Gerações e do conselho curador da instituição, optou-se por um modelo de aplicação financeira de baixo risco. Desde a sua criação, os recursos do Fundo Gerações estão aplicados no Banco do estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), em Instrumento de Renda Fixa (CDB), com negociação de 100% da Taxa DI.

Mantenedores

Estrutura de Gestão

No exercício 2014-2015 a Fundação Gerações conta com a seguinte estrutura de gestão voluntária:

Diretoria-executiva

Diretor-presidente: José Paulo Soares Martins