Palestra com Renato Janine Ribeiro abre o Geração DUX 2018

Professor da Universidade de São Paulo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro é o palestrante que abre a terceira edição do programa Geração DUX. No encontro, que será realizado no dia 10 de maio, às 14h, no auditório do prédio 6 da UniRitter, Janine Ribeiro falará sobre a agenda para a democracia no Brasil e a crise do diálogo.

Janine Ribeiro foi Ministro da Educação do Brasil de abril a outubro de 2015. É professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo e professor visitante da Universidade Federal de São Paulo. Em 2001 recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio com o livro A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil. Também é autor, entre outros títulos, de Ao leitor sem medo – Hobbes escrevendo contra seu tempo, A última razão dos reis – ensaios de filosofia e de política e A Boa Política, lançado no ano passado.

Realizado desde 2016 pela Fundação Gerações com o apoio institucional do CIEE RS, UniRitter e Instituto Jama, o programa Geração DUX – Lideranças inspiradoras promove uma formação gratuita voltada ao desenvolvimento de novos líderes. O objetivo central é capacitar jovens profissionais para o protagonismo em processos e causas de impacto coletivo no interior de organizações públicas e privadas. O Geração DUX já promoveu a formação de 52 jovens que representaram 40 organizações e projetos do Estado.  A programação das edições anteriores incluiu viagens de intercâmbio, com visitas a Mercur, em Santa Cruz do Sul, ao Grupo Boticário, em Curitiba, e ao Insper, Cubo e Twitter, em São Paulo.

“Hoje os jovens são amplamente preparados pelo universo acadêmico, na graduação, no mestrado e no doutorado. Só que eles são muito bem preparados individualmente, para fazerem carreiras, e isso tem gerado um perfil de profissional um tanto individualista, autocentrado e competitivo. O programa DUX quer dar uma oportunidade diferente e complementar. Queremos oferecer aos jovens a chance de prestar atenção para a agenda coletiva, para o interesse de todos, o interesse público, o interesse social, o interesse local”, explica o diretor-presidente da Fundação Gerações, Léo Voigt.

Para a terceira edição do programa foram selecionados 26 jovens com idade entre 20 e 32 anos.  Em 2018 o programa ocorrerá entre maio e dezembro, com  atividades uma vez por mês, durante três dias. O planejamento pedagógico é composto por palestras, workshops, oficinas de capacitação e visitação a experiências sociais e de gestão empresarial e pública. Durante os módulos do programa, os participantes debatem temas essenciais para a formação de um líder no Brasil, tais como  ética, modelos de gestão, sustentabilidade, educação e as novas configurações da economia.