Geração DUX forma segunda turma de jovens líderes

Na última sexta-feira (8) chegou ao fim a segunda edição do Geração DUX – Lideranças inspiradoras. Concluíram o programa 30 jovens “duxers” que representam 25 organizações empresarias sociais e públicas do Rio Grande do Sul.

Para o encerramento o grupo contou com uma palestra especial com Jayme Sirotsky,  Presidente Emérito do Conselho de Acionistas do Grupo RBS. Seu Jayme, como é conhecido, falou sobre sua trajetória e vida e aprendizados da sua carreira empresarial em uma conversa  descontraída com o grupo.

No último modulo do programa os duxers também tiveram a responsabilidade de apresentar os  três projetos coletivos desenvolvidos no decorrer da formação: “Chega de abordagem racista” – que problematiza a abordagem policial a jovens negros –, “ Democratização do esporte” – um mapeamento sobre o acesso às unidades de lazer e esporte gerenciadas pela Prefeitura de Porto Alegre – e  o “naRAIZ” – que usou o Facebook para propor uma reflexão sobre os preconceitos presentes em expressões da fala Os projetos foram avaliados pela executiva do Instituto Jama, Janaina Audino, e pela gestora de comunicação e projetos sociais da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, Amaralina Xavier.

Este ano o Geração DUX totalizou 172 horas de formação, envolveu 33 palestrantes e instrutores e 17 temas trabalhados. O grupo de duxers também participou e uma viagem a São Paulo que incluiu visitas e palestras no projeto Cubo,  Insper e Twitter.

“Desejamos que o conjunto de experiências planejadas, para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento de competências para a liderança destes 30 jovens possam fazer a diferença na vida dos mesmos e das organizações. Cremos na potencialidade de formar uma geração capaz de empreender esforços na direção de ações em prol do bem comum, da inovação e da sociedade em rede”, destaca a coordenadora do programa, professora Ana Lúcia Suárez Maciel.

O programa Geração DUX é realizado pela Fundação Gerações, com apoio da Lei da Solidariedade do Rio Grande do Sul e do  Instituto Jama e parceria do CIEE RS e  da UniRitter.